sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Mito




O mito é a mais antiga das expressões humanas, o modo que o homem encontrou de relatar seus medos, imaginando deuses como força oculta de poder para combatê-los e afastá-los de seus dias. Segundo Nelly Novaes Coelho, “é costume dizer-se que quando o homem sabe, ele cria a história e quando ignora, cria o mito”. Definindo-o como uma forma simples, André Jolles diz que “quando o universo se cria assim para o homem, por pergunta e resposta, tem lugar a Forma a que chamamos Mito” 


Explicar hoje, com o apoio das ciências, os fenômenos naturais parece simples, mas em um tempo em que pouco conhecimento o homem detinha de seu próprio mundo, era uma tarefa para Hércules. Com isso, o mito era o único recurso de que se dispunha para justificar os fatos vividos, mesclados com o seu poder de imaginação.


Através do mito é que o homem pode conhecer a sua própria história, no reconhecimento das questões culturais, religiosas, psicológicas, suas ligações com os seres divinos, os deuses. E por meio de símbolos, o mito proporciona a experiência da evolução humana, privilegiando seus valores, conflitos, mistérios, crenças, verdades eternizadas através dos tempos, presentes em todas as épocas e em todas as civilizações.


Os mitos referem-se a fenômenos inaugurais, como a criação do mundo e do homem, a origem dos deuses e a explicação mágica das forças da natureza. Sua origem explica-se, basicamente, no fato do homem querer compreender a sua existência, seu trabalho e seu destino, assim como a natureza do cosmo.


André Jolles lembra que a “criação do Mundo é vizinha do fim do Mundo”, levando o leitor a conhecer os pólos contrários, que se atraem pelos opostos na criação e na destruição, no início e no fim, fazendo os dois se encontrarem nas infindáveis dúvidas que alimentam a imaginação.


Mito e lenda se confundem dentro de seus conceitos, mas a diferença entre eles refere-se à sua natureza. Através de lendas, relatam-se histórias de acontecimentos heróicos ou do aparecimento de fenômenos, em tempo e espaço determinados. O mito tenta explicar a criação do mundo e do homem, vida e morte, com a existência de deuses, moldando a vida segundo o caráter religioso.


Através das narrativas repetidas inúmeras vezes, pelas vozes dos contadores de histórias, os mitos permanecem vivos na memória das pessoas. “Prometeu”, “Aquiles”, “Orfeu”, entre outros, fazem parte do seu conhecimento.


“Se o mito é uma resposta que contém uma questão prévia, a adivinha é uma pergunta que pede uma resposta”, afirma Jolles. O mito está relacionado à ideia de criação e, portanto, ligado aos deuses, invencíveis na luta contra os perigos, garantindo a certeza da vida. 


Ter conhecimento da própria essência e entender a vida é uma constante preocupação do homem, em suas primeiras compreensões da realidade e do mundo em que vive. Ao encontrar explicações para suas inquietações, o homem começa a contá-las às pessoas em forma de narrativas e, assim, preenche o caminho com histórias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário