sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Conto popular: maravilhoso


         

Os contos maravilhosos se originaram no Oriente. São muito antigos e eram apreciados pelos adultos. Acabaram por ser incorporados à literatura infantil após as adaptações feitas para as crianças, como conseqüência da “gradativa intelectualização da Cultura”, segundo Nelly Novaes Coelho.


Contém no termo “maravilhoso” a idéia de situações que ocorrem fora da nossa compreensão de espaço e de tempo, cujos fenômenos não obedecem às leis naturais do planeta; possuem características mágicas, sem a presença de fadas, dando ênfase aos aspectos materiais, sensórios e sociais do homem.


Os temas referem-se sempre à satisfação dos desejos do corpo, o enriquecimento e a conquista do poder. Exemplos: Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, A menina dos fósforos, O Gato de Botas, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, Alice no País das Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho, etc.


O grande acervo de contos maravilhosos está reunido na coletânea As Mil e Uma Noites, de origem árabe, cuja forma original surge no século XV, divulgada no mundo europeu a partir do século XVIII.


Tanto os contos de fadas como os contos maravilhosos são importantes para a criança por estarem relacionados com a fantasia. Através das mensagens transmitidas pelas histórias, ela adquire amadurecimento para entender o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário