sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Lenda


         

Em tempos remotos, o homem não sabia escrever, mas sabia contar histórias. Conservava as suas memórias na tradição oral e quando elas falhavam, entrava a imaginação criando, assim, as lendas. Para Câmara Cascudo, “lenda é um episódio heróico ou sentimental com o elemento maravilhoso ou sobre-humano, transmitido e conservado na tradição oral popular, localizável no espaço e no tempo.”


A palavra lenda vem do latim legere que significa coisas que devem ser lidas ou apenas ler. Sob o ponto de vista da literatura, a lenda apresenta-se como narrativa, em verso ou prosa, geralmente breve, com conteúdo retirado da tradição. É um relato de acontecimentos, em um certo espaço geográfico e em determinado período de tempo, onde o maravilhoso e o imaginário superam o histórico e o verdadeiro. Faz parte da história do homem e sua origem traduz a necessidade do homem em explicar os acontecimentos do mundo.


Para Lúcia Pimentel Góes, “lenda é uma narrativa localizada, individualizada, objeto de fé”. Por apresentar caráter regional, como objeto de resgate folclórico, é conhecida pela sua localização de origem.


As lendas brasileiras, de origem africana, européia e indígena, são diversificadas e mostram acontecimentos de várias partes do país, com personagens como “Saci-Pererê”, “Curupira”, “Mula-Sem-Cabeça”, encontrados na Lenda da mandioca, História de Chico-Rei, Negrinho do Pastoreio.


De maneira geral, tiveram sua origem no anônimo coletivo, onde os homens se reuniam em grupos para contar as aventuras de um mundo incompreendido e suas lutas para dominá-lo. Na opinião de Jesualdo Sosa , “esta é a primeira preocupação com valor científico a surgir no homem, seu primeiro sentimento filosófico”.


Essas vivências foram transmitidas por gerações, sob a forma de lendas, contadas de maneira simples e convincente. Fazem parte da vida da criança, em fase escolar, estudadas nas comemorações do folclore, principalmente, por retratar a imagem do país, através de seus símbolos e personagens.


A lenda não foi classificada como uma forma simples por André Jolles, pois não faz parte do pensamento livre do homem. Está ligada a um lugar determinado, em um tempo distinto e isso afasta a idéia de universalidade.


Apesar de estudada como uma história de tradição oral, não faz parte do elenco das narrativas conhecidas em todo o mundo, pois cada povo tem a sua explicação para suas dúvidas e os heróis que a sua imaginação cria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário