sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Memorável




Pode-se definir como modo de se entender um fato, a partir do que a memória do narrador reservou. Jolles busca nas entrelinhas novos dados apresentados conforme se fixaram na pessoa que o relata. Portanto, diz ele, “foi como se também tivéssemos recortado um elemento num quadro de conjunto; de fato, apoderamo-nos de um elemento que se destaca a si mesmo na História e em que um acontecimento histórico se cristalizou, imobilizou e adquiriu forma própria”.


Os memoráveis são histórias resgatadas das pessoas anônimas, desconhecidas da sociedade, que recriam fatos não percebidos por escritores que se incumbem de contar histórias, mas que muitas vezes não as viveram ou, se as conheceram, viram à sua maneira, a partir de sua bagagem cultural.


As histórias contadas com base na memória misturam-se com os fatos reais, recriando outros. Por vezes, o leitor não consegue distinguir o que de fato aconteceu com o que o entrevistado ou o narrador escreveu. Isso dá margem às histórias não oficiais, as orais, que se distanciam das oficiais, as impressas nos livros, consideradas verdadeiras, utilizadas às largas em currículos escolares.






Nenhum comentário:

Postar um comentário